domingo, 13 de junho de 2010

Identidade

Vale a pena ver esse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=BDcFa16ZisY&a=y9FTbrT5m3g&playnext_from=ML&playnext=1

Primeiro que ela - Bethânia cantando é MA-RA-VI-LHO-SA. Segundo, que o vídeo começa com a interpretação de um texto - lindo por sinal - onde é possível observar a já formada IDENTIDADE artística e interpretativa dela. Claro, a juventude tem pressa, e observo isso em sua "leitura" - e reconheço a mim com grande satisfação e alegria, sem o menor pudor ou modéstia.
Sabedoria, experiência adquirida nas "estradas são feitas de passos"... os anos são fundamentais. Como é lindo envelhecer, crescer; e ainda assim não perder a cara, o jeito, a IDENTIDADE, mas amadurecer, conhecer-se.

Me recordo de duas coisas: a 1ª é quando Bethânia conta no álbum "Maricotinha - ao vivo" que, quando cantava, ainda jovem, no início da carreira, nas boates em São Paulo e Rio de Janeiro, sentia que alí ela aprendia o seu ofício. O 2º foi há pouco tempo, Ana Maria Braga perguntando à Cristiane Torlone, após ver imagens da atriz de 1976, sobre a garota da imagem e a mulher de hoje, como ela faria a cena vista, como diria o texto e usaria a emoção após tantos anos... Torlone, sem pestanejar disse que é a mesma motivação, a mesma verdade - que se se perde a "essência verdeira" após/com e por causa da técnica e experiência, perde-se o jogo.

A arte nos traz alegrias e satisfações da meninice. O artista jamais pode perder o novo, o tesão, a verdade. Ele amadurece, mas o Jesus "que fugiu para o sol e desceu pelo primeiro raio que abriu... uma criança bonita, de riso natural... damo-nos tão bem um com o outro na companhia de tudo, que nunca pensamos um no outro... ele dorme dentro da minha alma..." Esse, sempre iluminará a todos pelo sorriso do artista.

Saulo Taveira.

3 comentários:

Anônimo disse...

Você não tem idéia de como isso tá bonito!
Um viva ao tempo, à simplicidade e à experiência.

Beijo.

Anônimo disse...

Olha, realmente divino este vídeo e seu texto tb arrebentou. Parabens.

Paloma Costa disse...

Muitoo bom!Amei, já sei que vai ser um dos únicos blogs que vou ler *--*
beijos,* Parabéns ^^