quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Chocolate com pimenta em poucas palavras alheias

Essa época de fim de ano nos faz pensar muito sobre o que somos, escolhas e afins...

Me remetendo ao passado, lembrei de quando pegava o ônibus da faculdade e ia conversando com uma amiga que gostava muito de refletir sobre várias questões, a Sara, sagitariana, questionadora, pessoa com a qual, infelizmente, por n motivos, perdemos o contato, mas o carinho permanece intacto em mim.

Acabei encontrando essa história de ônibus   que me impressionou e me fez relembrar as conversas que tínhamos, Sara e eu. Um dia, a mesma me perguntou como eu estava, se feliz ou tranquilo, pois são coisas diferentes, dizia ela. Essa fala dela voltou quando li  e me emocionou muito. Não se explica a conexão que o cérebro faz, como também não há explicação à admiração e amor que sinto pela autora desses textos. 

Lua Nova, autora do blog Chocolate com pimenta de onde retirei o segundo texto - "Sensações...", é uma mulher incrível, admiravelmente delicada e humana. Tive o prazer de conversar com ela uma vez (e isso acontecerá mais e mais vezes, creio) e foi fantástico. Tem uma linda e firme voz, fez revelações e também me revelou. Me pôs a declamar só pra ela e, nervoso, o fiz e me senti tão lisonjeado e recebido que não há como não postar dois textos dela, mostrando duas formas diferentes de escrita, mas com uma profundidade que só uma Lua Nova inteira, cheia, pode ter e nos proporcionar. 

O primeiro texto, "O ônibus...", está no blog Poetizando, sensacional!!!! como puderam conferir. Comédia?, conto?, não, lição de vida - como é essa mulher guerreira que tanto estimo.

Lua Nova tem ainda um outro blog que ela chama carinhosamente de blog branco: Em poucas palavras alheias... onde junta fragmentos de variados poetas blogueiros, um retalho maravilhoso, uma con'versação' incrível. 

Em breve estará também no Intermediário, o blog que agora faço junto ao Marcio Nicolau, pois é uma das convidadas. 

Minha querida, ainda estamos em débito, você precisa gravar um texto que goste e me mandar, pra que eu também o grave... não me esqueci disso e vamos fazer.

Moça, te gosto muitão. Teus textos tocam bem no centro do meu coração, surpreendem de forma inusitada. Adoro teu escrever, tuas reflexões, teu ser.

"Como explicou muito bem J.B. Pontalis, no livro "Perdre de Vue", quero dizer-lhes que nem sempre os textos de minha autoria que forem postados aqui, apesar de serem, como os sonhos, produtos de minha vivência e portanto autobiográficos, não serão obrigatoriamente confessionais. Apenas criações baseadas em fatos, sentimentos e sensações que, em algum momento da minha vida, eu vivi e agora compartilho com vocês.


Beijos e obrigada a todos pelo carinho e pela presença.



Lua Nova"

Selo do blog dela que tá correndo a blogesfera.

17 comentários:

Lou Albergaria disse...

Lua Nova é mesmo um encanto! Ela irradia uma ternura dilacerante...chega a doer tamanha leveza de alma...às vezes, como uma pequena pluma, como aquela de Forrest Gump que pode nos pesar muito, pois nos arremete contra a pureza que já não somos mais.

Lua Nova é bela e leve como uma pluma ao vento e, ao mesmo tempo, forte, arrebatadora como um fio de navalha...sua pureza não é nada ingênua; ela é desconcertante como uma pergunta feita por alguma criança.
Apenas os tolos acreditam que tais perguntas são infantis...

Homenagem mais do que merecida!!!

Saulo,

mais uma vez se supera em talento e encanto!

Obrigada aos dois!

BEIJOS MIL!!!!

Átila Goyaz disse...

Textos primorosos. O primeiro tem um quê de piada, mas vai muito além disso; já o segundo parece que é uma resposta ao primeiro, ou um consequencia.
Adorei!

Felipe. disse...

Oi, Saulo, tudo bem?
Que textos! Engraçado cono vamos renascendo através das situações se nunca morremos de fato, não é?
Abraço.

Unknown disse...

Já estava com saudades de um postes destes, dos seus. Não sabia que você também é editor do 'Intermediário' É bom saber isso.

Também gosto muito da Lua Nova.

O teu talento me encanta sempre.

António

Luna Sanchez disse...

Lua é ótima, também gosto muito! =)

Beijo.

ℓυηα

Ira Buscacio disse...

Bravíssimo!!!!!!!!!!!

Tinha que ser dessa forma, vcs dois, o encontro dos fortes.
Eu não sei explicar, e nem quero, como funciona esse toque invisível que nos arrebata, quando encontramos pessoas que nem conhecemos pessoalmente, que nos comove, emociona, alegra, que nos entrega sua melhor energia. Isso aconteceu comigo, primeiro com essa danada de mulher e logo em seguida com esse homem cheio de talentos. Ver os dois aqui, juntos, me enche de alegria. É soma!
Vivemos num mundo caótico, com gente fragmentada e é fundamental que pessoas afins, que valorizem cultura, educação, os sentidos e essências do homem, se aconcheguem e troquem suas forças, pois essa é a única forma de salvação.
Eu acredito, verdadeiramente, que o amor e o bem são contagiantes.
Quero deixar aqui, em público, minha admiração e bem querer a Lua e Saulo. Façamos a diferença, sempre!

Um beijo enorme aos dois

carmen silvia presotto disse...

Sísifos cotidianos, somos essas sensações que pulsam na poesia de Lua nova, em atos de viver e morrer a cada cair de noite.

A sua poesia nos invade,eclipsa, nos deixa sem escolha, não há como largar seus versos, pois neles estão todo o renascimento que buscamos tão bem contextualizados por Saulo nesta época de Natal em que estamos.

Um beijo grande Saulo, obrigada por compartilhares a Poesia de Lua Nova, certamente, nossa caminhada será avanti, mui più avanti, como nos sopra Alma Furte.

Parabéns aos dois e me engancho as palavras de Ira: façamos a diferença sempre!

Carmen Silvia Presotto

BAU DO FAEL disse...

Tive o prazer de receber Lua Nova em meu blog com um comentario supreendente, honesto e delicado. Também passei a admira-la. São poucas as epssoas como ela nesse mundo virtual.

Agradeço seu apoio e carinho comigo no blog. Fico lisonjeado com as visitas, e os comentarios deixados.

Abraço gde, e bom fim de semana.

Pérola Anjos disse...

Sabe quando as palavras abraçam, acolhem, quando elas resgatam, salvam e deixam mais fortes e mais sensíveis ao mesmo tempo e quando elas beliscam? Pois é, estas são algumas das deliciosas e transformadoras sensações que a querida Lua provoca em mim.

A Lua é fascinante, tem uma luz própria que faz crescente a forma de olhar, minguante a desesperança, cheia a satisfação e nova, sempre nova, sempre se renova dentro das suas instabilidades e nós ganhamos tanto com as suas fases.

Lua, tenho um imenso carinho por ti! Você é especial!

Saulo, bela e merecidíssima homenagem!

Dois queridos!

Beijos!

TH disse...

A Lua tem ares de encantadora mesmo...

Que bela reunião de pessoas talentosas e do bem vc e o Marcio costumam nos presentear, hein?

Iluminados...

Anônimo disse...

Saulo...

É inacreditável!!! Já ouvi 50 vezes e a família inteira ouviu também. Como ficou lindo!!! Na sua voz, os textos tomam vida, alcançam a dimensão almejada e traduzem os sentimentos exatos que se quis expressar. Guardadas as proporções, é como ver um filho dar o primeiro passo rumo a uma vida inteira. Quando te ouço declamar textos de outros queridos, já me proporciona um prazer enorme.. mas sendo meu texto, não pude me impedir de chorar, tão emocionada fiquei.
Algumas pessoas aqui em casa disseram que a sua voz a gente ouve com as entranhas e que ela escorre garganta abaixo feito água cristalina e pura.
Ainda estou extasiada e ainda vou ouvir mais umas mil vezes.
Que sensação maravilhosa ler os comentários... só posso dizer, muito, muitíssimo obrigada.

Amélia Ribeiro disse...

Olá Saulo,

PARABÉNS!

Adorei escutar as palavras de Lua Nova na tua voz.
Como ela diz, as palavras ganham vida.

Parabéns pela dicção!

Um beijo.

Sigo-te desde Portugal.

Lou Albergaria disse...

Lindo Moço,

Há 3 presentes para ti no SEMENTE DE AMORA!


Tenha um maravilhoso fim de semana!

BEIJOS!!!

Concordo com a LUA NOVA. Na sua voz todas as palavras ganham uma dimensão muito maior...é extasiante mesmo!!!

Lou Albergaria disse...

Amei seu comentário lá no Loba!!!!

"moça-libido, mulher-serpente..." Uauuuuuuu!!!!!

Quisera eu!!!!

BEIJOS!!!!

Tenha um lindo fim de semana de muito sol, amor, tesão.....

s a u l o t a v e i r a disse...

A Lua Nova é mesmo o máximo. Sou fã dessa moça.

Obrigado a todos os comentários. Fico muito feliz que passem por aqui, me acompanhem. Bom recebê-los em minha casa, principalmente quando tenho pra mostrar a arte de pessoa tão talentosa como a Lua.

Beijos em todos.

Lu Nogfer disse...

Lindissimos os textos!Sou fa dela e agora seu tbm!Vc declama com perfeiçao,adorei!

Parabens pelo lindo espaço!

PS:Enviei o comentario na pagina errada ontem e achei por bem excluir pra consertar!Me desculpa,ando meio aérea!
Bjos

OutrosEncantos disse...

Saulo, cheguei aqui através de Lua Nova, cujo blog é doce e lindo.

E você, menino, muitos parabéns, que tem uma voz e tanto, límpida e profunda, com fluidez impressionante.
Gostei muito.
Beijo